Concurso Literário “A Ética na Vida e no Desporto”

III Edição

  

Aos nove dias do mês de julho de dois mil e quinze, pelas quinze horas, reuniu nas instalações do Instituto Português do Desporto e Juventude, I.P. (IPDJ, I.P.), sita na Rua Rodrigo da Fonseca, número cinquenta e cinco, piso dois, Lisboa, o júri constituído para atribuição dos prémios no âmbito do concurso literário “A Ética na Vida e no Desporto", instituído pelo IPDJ, I.P. em parceria com a Direção-Geral da Educação (DGE), Comité Olímpico de Portugal e o Jornal “A Bola”.

Estiveram presentes:
- Augusto Flor, em representação da Confederação Portuguesa das Colectividades de Cultura, Recreio e Desporto, que presidiu;
- Jorge Rafael, em representação da DGE/Desporto Escolar;
- Filipe Arraiano, em representação da Direção-Geral de Reinserção e Serviços Prisionais;
- Humberto Gomes, na qualidade de Embaixador do Plano Nacional de Ética no Desporto.
O membro do Júri António Simões do Jornal “A Bola” justificou a sua ausência por deveres profissionais de última hora. Foi contudo, auscultado na fase final da deliberação tendo contribuído com a sua opinião via telefone.

Por sugestão da Direção-Geral de Reinserção e Serviços Prisionais, o Gabinete Coordenador do Plano Nacional de Ética Desportiva decidiu alargar o concurso em apreço aos alunos dos estabelecimentos de ensino secundário que se encontram em condição de reclusão.

Deste modo, foram consideradas duas versões do concurso: o concurso ordinário e o concurso extraordinário (para os alunos acima referidos). Ambas regeram-se pelo regulamento em vigor.

Após concluída a avaliação dos propostos a concurso, e de acordo com os critérios de avaliação expressos no artigo 13.º do Regulamento do Concurso, o júri deliberou atribuir por unanimidade:

a) Concurso Ordinário:
1º Diogo Nascimento (Agrupamento de Escolas de Murça), com o texto: Desporto, talvez um tutor para a vida.
2º Bruno Carvalho (Agrupamento de Escolas de Amares), com o texto: A ética no centro.
3º Bernardo Coelho (Colégio Cedros), com o texto: O renascer das cinzas.

b) Concurso Extraordinário:
1º J.R. (Agrupamento de Escola Dr. Júlio Martins/E.P. de Chaves), com o texto: Perder ou ganhar, é desporto.
2º I. S. (Agrupamento de Escolas nº 1 de Grândola/E.P. de Pinheiro da Cruz), com o texto: Ética no Desporto.
3º N. S. (Escola Secundária Jerónimo Emiliano de Andrade/E.P. de Angra do Heroísmo), com o texto: Ficamos todos a ganhar.

Tendo sido considerada a possibilidade de atribuição de menções honrosas a alguns trabalhos, o Júri optou por manter as classificações acima.

O Plano Nacional de Ética no Desporto agradece a participação de todos os participantes e enaltece a qualidade dos trabalhos recebidos. Esperemos que voltem a concorrer na próxima edição do concurso – aviso de abertura em breve.

Agradece, também, aos parceiros institucionais deste concurso bem como aos jurados que apreciaram e avaliaram os muitos trabalhos recebidos.

Mais Informações

Atualizado em: 25/10/2021