Educação e Formação

Ações de Sensibilização para Pais e Encarregados de Educação



No processo de transmissão e construção de um quadro de valores desportivos, mas acima de tudo sociais, os pais, enquanto primeiros e principais responsáveis pela educação dos seus filhos, revelam-se autênticos guias, que através do seu estímulo, mas também do seu exemplo, permitem e exponenciam a capacidade dos seus filhos assimilarem e compreenderem os valores inerentes à sua prática desportiva. Da mesma forma que um comportamento antagónico, socialmente inadequado, reforça nos seus filhos a assunção destes como atitudes normais e, portanto reproduzíveis dentro do fenómeno desportivo.

A criança cresce e desenvolve-se à imagem do contexto em que está inserida e de acordo com os valores que a regem. Neste sentido, os modelos que observa a partir de casa penetram mais fundo no seu comportamento, do que qualquer exercício de retórica que estes possam tentar sublinhar.

Desta forma, os pais, tanto na vida como no desporto, ou na vida através do desporto, devem ter consciência de que o seu agir é observado com muita atenção por parte das crianças, que veem os pais como o primeiro e principal modelo a imitar e a seguir.

Esta ação, dirigida aos pais e encarregados/as de educação, tem por objetivo explorar as valências deste tema, levantando questões sobre os comportamentos, procurando levar os pais a refletirem sobre a sua posição e a dos seus pares, de maneira a poder melhorar o modo de acompanhamento nas atividades desportivas dos seus filhos, e assim aproveitar o potencial educativo que o desporto confere enquanto ferramenta essencial de educação para os valores e para a ética.

Se tiver interesse em promover uma ação de sensibilização para este público contacte-nos para pned@pned.pt 

Atualizado em: 10/11/2021

SUBSCREVER NEWSLETTER

Newsletter subscrito com sucesso Não foi subscrever o Newsletter. Por favor tente mais tarde

Utilizamos cookies no nosso site para lhe proporcionar a melhor experiência. Ao continuar a navegar, está a autorizar a nossa utilização destes cookies. No entanto, se pretender saber mais informações, nomeadamente como alterar as suas definições, consulte a nossa Politica.