Publicações

Coleção Ética no Desporto



 

Contributo para um Direito centrado na Ética do Desporto

Rui Proença Garcia | Alexandre Miguel Mestre
Editora: Edições Afrontamento
Coleção: Ética no Desporto
ISBN: 9789723620351
Ano: 2023
Sinopse:

 

Este livro divide-se em duas partes, sendo uma de natureza jurídica e a outra de natureza axiológica, áreas por onde os autores transitam nos seus ofícios universitários. Os autores convidaram alguns especialistas em determinadas áreas para se juntarem neste banquete de ideias e de reflexões. As experiências de jogos auto arbitrados, das narrativas dos Pais e da arte no/do desporto foram desenvolvidas respetivamente pelos Professores José Pedro Amoroso e Antonino Pereira, e pela Professora Luísa Ávila da Costa. Convidámos ainda os Professores Maurício Corrêa da Veiga, ilustre Advogado que reparte o seu trabalho por Portugal e Brasil, Rafael Teixeira Ramos, também Advogado e Professor de Direito no Brasil, e Patrícia Sousa Borges, igualmente Advogada com larga experiência no Direito Desportivo, a refletirem sobre o Ética no Direito do Desporto. São pessoas de reconhecido mérito nestes campos. Obviamente que os colaboradores deste livro tiveram toda a liberdade de composição dos seus contributos, não ficando obrigados a seguirem as nossas. Sem querer ferir qualquer suscetibilidade clubística, podemos afirmar que aplicámos na prática o lema Pluribus Unum, que numa tradução livre significa “entre muitos, um”.

 

 

A Ética no Desporto nas entrelinhas da imprensa

Vários autores
Editora: Edições Afrontamento
Coleção: Ética no Desporto
ISBN: 9789723619997
Ano: 2023
Sinopse:

 

Porque é que uma história nos comove? Porque é que o exemplo tem tanta força? E porque é que comunicar com valores é um dever dos jornalistas? As respostas a estas e outras questões do mesmo tipo pode o leitor encontrá-las através da leitura deste livro. Nele se reúnem os textos jornalísticos premiados no «Prémio de Imprensa Desporto com Ética» promovido pelo PNED – Plano Nacional de Ética no Desporto desde 2012 e que vai já portanto na sua XI edição. A ele podem concorrer textos de jornalistas alusivos à promoção da ética desportiva e aos valores no desporto publicados quer na imprensa regional, quer na imprensa generalista e desportiva.

 

 

Move-te por Valores - Volume II

André Xavier de Carvalho
Editora: Edições Afrontamento
Coleção: Ética no Desporto
ISBN: 9789723619935
Ano: 2023
Sinopse:

 

«Esta é a força do exemplo, onde os modelos que se observam penetram mais fundo do que qualquer exercício de retórica. Por estas razões, estamos convictos de que o desporto é um excelente veículo para a transmissão e vivência da ética e dos valores que lhe estão associados e que, transportados para o quotidiano, podem produzir significativas alterações no modo como atualmente a sociedade se rege. O Desporto promove experiências únicas que permitem a vivência e interiorização de valores e princípios éticos e morais, e o desenvolvimento de competências pessoais, sociais e cívicas que dificilmente são promovidas noutros contextos. O potencial educativo e ético do desporto enquanto escola de vida é infindável»
Roberto Carneiro, in Prefácio

 

 

Ética e Desporto 

Antonino Pereira e Rui Proença Garcia
Editora: Afrontamento
Coleção: Ética no Desporto
ISBN: 978-972-36-1882-2
Ano: 2021
Sinopse:

«Rui Proença Garcia e Antonino Pereira, doutores em Educação Física e Desporto, neste mundo que de tão macrocéfalo se tornou microcéfalo,“ entraram de abordar a ética no mundo do desporto” e, porque são especialistas nesta área do conhecimento (o desporto), dos grandes especialistas que se expressam em língua portuguesa, não omitem as crises e, em páginas contagiantes e comunicativas, retratam-nas, sem golpes de cutelo, mas com tal mansuetude afetuosa e meditada que após a sua leitura nos sentimos, imediatamente, seus discípulos.

Em 2003, no livrinho da minha autoria, Alguns Olhares sobre o Corpo (…), já eu me referi ao “corpo cyborg”, ou “corpo pós-moderno”, às ciências cognitivas e ao “espantoso desenvolvimento das neurociências”. Mas sem atingir um espaço de problematização, de reflexão e distanciamento crítico que se assemelhe ao que estes autores conseguiram. Por isso os felicito e saúdo. Aliás, cada um deles tem um imenso talento: irradia as luzes do nosso tempo e ainda antecipa o futuro, lançando sementes à criação de uma filosofia (e de uma política, acrescente-se) do desporto, no nosso país».

Manuel Sérgio, Provedor da Ética no Desporto [Do Prefácio]

 

 

Pensar à frente 

José Eduardo Franco e Miguel Real (Coord.)
Editora: Afrontamento
Coleção: Ética no Desporto
ISBN: 9789723618617
Ano: 2021
Sinopse:

Este livro é uma homenagem científica, cultural, política, académica e desportiva a Manuel Sérgio que convoca especialistas, investigadores, desportistas, pensadores, políticos, colegas e amigos de vários quadrantes em torno da sua obra, cujo núcleo central foi a formulação de uma teoria da Motricidade Humana que deu origem a um pensamento próprio e fundamenta cientificamente uma escola de pensamento que criou discípulos por todo o mundo. Do ponto de vista intelectual e pedagógico, o essencial da intervenção original e inovadora de Manuel Sérgio residiu no desenvolvimento de uma tese clara em que se deve fundar a formação dos desportistas e com eles a das novas gerações do futuro, domínio em que Manuel Sérgio afirmou o primado do Homem como uma totalidade de razão, de emoção, de intuição, de sensibilidade, de imaginação que é chamada a transcender-se, no reconhecimento do ser humano com um ser eminentemente cultural.

 

 

Uma reformulação da ética 

Manuel Sérgio
Editora: Afrontamento
Coleção: Ética no Desporto
ISBN: 9789723618471
Ano: 2021
Sinopse:

Manuel Sérgio, porque não tem a sua obra traduzida em língua inglesa, não merece ainda o reconhecimento internacional que a sua obra inteiramente merece. A partir da década de 60, trouxe para o estudo e pesquisa do desporto alguns dos nomes maiores da epistemologia contemporânea, tais como Bachelard, Canguilhem, Althusser, Piaget, Foucault, Popper, Kuhn, Marcuse, Habermas e Feyerabend e os portugueses Adérito Sedas Nunes, Vitorino Magalhães Godinho, Armando Castro e Boaventura de Sousa Santos. Criou o paradigma da Faculdade de Motricidade Humana, dando à palavra Motricidade a definição de «movimento intencional e solidário da transcendência (ou superação)». Num tempo de crise, como o nosso, que se manifesta por um incessante suceder de modas – crise que é sobretudo de valores – impõe-se a tarefa de encontrar uma nova ética que tenha o ser humano como ponto de partida e de chegada. E sempre através da transcendência.

 

 

Administração de sociedades desportivas

Ricardo Pinheiro Gonçalves
Editora: Afrontamento
Coleção: Ética no Desporto
ISBN: 978‑972‑36‑1834‑1
Ano: 2019
Sinopse:

A presente publicação corresponde integralmente à dissertação de mestrado do autor, intitulada "Administração de Sociedades Desportivas: A Corporate Governance e a Business Judgment Rule", apresentada e defendida em 2019, na Escola de Direito da Universidade do Minho, no âmbito do Mestrado em Direito dos Contratos e da Empresa da mesma Escola de Direito e da mesma Universidade. Esta dissertação foi a premiada da VII edição do Prémio PNED para Investigação sobre Ética no Desporto – VII, tendo também saído vencedora na primeira edição do concurso «Centro de Estudos» da Fundação do Futebol – Liga Portugal.

 

 

Direitos das crianças no desporto 

Vários autores - Coordenação de José Carlos Lima
Editora: Afrontamento
Coleção: Ética no Desporto
ISBN: 978-972-36-1732-0
Ano: 2019
Sinopse:

Este livro resulta da compilação das comunicações apresentadas no colóquio parlamentar «Direito das Crianças no Desporto» realizado em 2018 na Assembleia da República com o objetivo de promover a discussão em torno desse tema, tendo como protagonistas agentes desportivos com diferentes funções e perspetivas, bem como especialistas de áreas relacionadas e jovens praticantes que contribuíram muitas vezes para a discussão com os seus testemunhos pessoais. A comissão organizadora do colóquio resultou de uma parceria entre a Assembleia da República, o Instituto Português do Desporto e Juventude, a Comissão Nacional de Promoção dos Direitos e Proteção das Crianças e Jovens, a Associação Portuguesa de Direito Desportivo e do Projeto Desporto sem Bullying e enquadrou-se nas comemorações de 70 anos da Declaração Universal dos Direitos Humanos e dos 40 anos de adesão de Portugal à Convenção Europeia dos Direitos Humanos.
A discussão foi organizada em grandes temas, corporizados em quatro painéis: Garantias legais no desporto: problemas e desafios; Abusos e dependência em relação ao jogo eletrónico (internet); Especialização precoce e bullying; Desporto com fator de inclusão.   Apresentação na Assembleia da República Livro «Direitos das Crianças no Desporto» no dia 2 de abril de 2019 pelo Juiz-Conselheiro Dr. Armando Leandro disponível aqui

 

 

Move-te por valores 

Esmeralda Gonçalinho, Humberto Ricardo, André Carvalho, Amílcar Antunes, José Lima
Editora: Edições Afrontamento
Coleção: Ética no Desporto
ISBN: 978-972-36-1586-9
Ano: 2017
Sinopse:

Eis a força do exemplo! A melhor forma de transmitir os valores na vida, como no desporto é através do exemplo. “Move-te por valores – Testemunhos e Exemplos do Desporto” recolhe um conjunto de histórias verdadeiras, vividas por atletas, de louvor ao que de melhor existe no desporto. São relatos de uma pedagogia para os valores, e de uma apologia dos valores. Neste livro, e na rádio – Tarde Desportiva da Antena 1 - damos voz a todos aqueles que pelo seu exemplo se transcendem, e nos ajudam a transcender-nos. Aqui encontramos relatos de momentos nobres, e únicos, que nos levam acreditar que o desporto é a mais bela metáfora da vida.

 

 

Desporto, Ética e Transcendência 

Alfredo Teixeira e José Tolentino Mendonça (Coord.)
Editora: Edições Afrontamento
Coleção: Ética no Desporto
ISBN: 978-972-36-1456-5
Ano: 2015
Sinopse:

«Nos itinerários históricos mais recentes, o corpo atlético, de alto rendimento, tornou-se metáfora da superação de si e lugar de sacralização de quase ilimitados recursos tecnocientíficos. (…) O desempenho dos corpos no campo desportivo pode ser compreendido como concretização daquela mitologia do progresso que moldou a experiência do tempo na modernidade. (…)

Os trânsitos entre desporto, ética e transcendência foram o objecto de estudo e reflexão de um colóquio internacional realizado na Universidade Católica Portuguesa, e o presente volume, dando continuidade a uma política de publicação do Instituto Português do Desporto e Juventude / Plano Nacional de Ética no Desporto, reúne os textos apresentados, procurando, assim, atingir um público mais amplo e contribuir para o aprofundamento desta linha de indagação na sociedade portuguesa.»

 

 

Desporto em Palavras 

Manuel Sérgio
Editora: Edições Afrontamento
Coleção: Ética no Desporto
ISBN: 978-972-36-1453-4
Ano: 2015
Sinopse:

Manuel Sérgio foi o primeiro estudioso do Desporto, em língua portuguesa, a trazer à prática desportiva os contributos mais recentes da epistemologia. A sua tese de doutoramento, que defendeu no ISEF de Lisboa em 1986, intitulada Para uma epistemologia da motricidade humana, é disso prova insofismável. Através da sua investigação epistemológica, ele conclui que o Desporto é um subsistema de uma nova ciência social e humana e portanto só como ciência humana deverá estudar-se e praticar-se.

Só há pouco tempo se começou a entender a “revolução científica” destas ideias de Manuel Sérgio, que, porque sabe que o Desporto é uma atividade humana e não só uma atividade física, encontrou, na prática desportiva, um meio indispensável de pedagogia e desenvolvimento. Quando o treinador do F.C.Porto, José Maria Pedroto, referindo-se a Manuel Sérgio, o classificou como um “profeta”, encontrou a palavra certa para salientar o seu trabalho epistemológico e filosófico, principalmente durante as décadas de 70 e 80 do século passado. Poderíamos ainda relembrar as palavras de José Mourinho, sobre o seu velho professor.

Quem acompanha de perto o Desporto, ou o estuda e investiga, como o autor deste livro, sabe que o Desporto se expressa principalmente através de gestos, de uma linguagem (incluindo a corporal), de símbolos, de motivações, de significações e de valores. Estamos indiscutivelmente na área do humano, onde a Ética desempenha um papel indispensável. O caminho intelectual de Manuel Sérgio parece-nos ser este: epistemologia-ontologia-axiologia. Por isso, ele foi e continua novo, na sua visão do Desporto.

 

 

Ética e Valores no Desporto 

Michel Renault (Org.)
Editora: Edições Afrontamento
Coleção: Ética no Desporto
ISBN: 978-972-36-1369-8
Ano: 2014
Sinopse:

Inserida no eixo das «publicações/investigação» do PNED, a génese da presente obra surge da necessidade de criar uma coletânea de textos que contribuísse de forma decisiva, em Portugal, para uma reflexão aprofundada no âmbito da ética no desporto. Trazer, à luz do dia, textos que abordam os diversos campos do saber que convergem para a ética no desporto.

A obra está dividida em duas partes. A primeira tem por objetivo dar voz ao «protagonista», ao elemento chave do desporto: o/a atleta. Incluí histórias e experiências, onde prevaleceram os valores éticos, narradas por atletas e ex-atletas de renome: Aurora Cunha, Carlos Lopes, Ezequiel Canário, Gonçalo Carvalho, Jorge Pina, Nuno Delgado, Francis Obikwelu, entre outros e bem assim de treinadores como Tomaz Morais, Toni ou Fernando Santos.

A segunda parte é constituída por um conjunto de artigos propostos por diversos especialistas das ciências exatas e das ciências humanas. Autores que exploram de forma aprofundada as «pontes» entre a ética e o desporto. Aqui encontraremos textos com origem em distintas áreas do saber, desde a pedagogia, passando pela psicologia, a economia, o desporto adaptado e a medicina.

 

 

Educação pelo desporto e associativismo desportivo - Uma ligação necessária 

Carlos Eduardo de Barros Gonçalves (Org.)
Editora: Edições Afrontamento
Coleção: Ética no Desporto
ISBN: 9789723613100
Ano: 2013
Sinopse:

Tudo aponta para que seja o ambiente de treino o fator chave na produção de efeitos positivos ou negativos sobre o praticante, potenciado pela ação dos outros significantes. A criação e o reforço das condições ambientais do Desporto tem lugar no particular clima organizacional dos clubes desportivos. Torna-se pertinente afirmar que a carga educativa da prática desportiva se concretiza e desenvolve maioritariamente no âmbito do clube.
Esta particular forma de associativismo reveste características muito próprias e tem acompanhado, por vezes a contragosto, a evolução da sociedade em que se insere. Carregados de um valor simbólico forte, quase irracional, são o principal recetor e catalisador do voluntariado desportivo, e têm sido objeto de análise nos últimos anos, até pela sua pretensa inadequação a tempos mais avessos à participação desinteressada e empenhada.
Resulta evidente que os clubes mostram uma notável resiliência e continuam a atrair pessoas para a sua oferta desportiva, mesmo que em condições materiais penosas. Para lá da vertente educativa, pedagógica, o serviço prestado por estas pequenas organizações, muitas vezes sumárias organizações, representa um desafio político especialmente ao nível local.

 

 

Desportismo e desenvolvimento de competências socialmente positivas 

Carlos Eduardo de Barros Gonçalves
Editora: Edições Afrontamento
Coleção: Ética no Desporto
ISBN: 9789723613087
Ano: 2013
Sinopse:

O aumento desmesurado da importância económica do Desporto, veículo mediático do espetáculo e da procura social da prática por parte de segmentos da população em busca de lazer saudável e do «corpo perfeito», vem colocar questões éticas novas e complexas, ao mesmo tempo que a procura social do desporto é assumida como globalmente positiva, sendo desejável que a prática se transforme numa experiência que deveria ser proporcionada à maioria da população. Todavia, assumindo claramente que o Desporto «faz bem», aceita-se também que o Desporto pode «fazer mal». O potencial educativo da prática desportiva continua incólume, como veículo inestimável de aprendizagem de valores de afetividade, de solidariedade e de cidadania. Na condição de respeitarmos a sua dimensão pedagógica e, em última instância, ética. Por este facto, o Plano Nacional de Ética no Desporto, presente na defesa e promoção dos valores éticos apoia esta publicação.

 

 

Olímpico - Os jogos num percurso de valores e de significados 

Paulo Mendes Pinto (Coord.), Carlos A. Martins de Jesus, Joaquim Franco, José Gregório Viegas Brás, José Pedro Serra, Mafalda Viana, Manuel Sérgio, Maria Salomé Marivoet, Nuno Simões Rodrigues, Rui Proença Garcia
Editora: Edições Afrontamento
Coleção: Ética no Desporto
ISBN: 9789723613070
Ano: 2013
Sinopse:

Se há horizonte desportivo em que devemos equacionar o próprio sentido da palavra «desporto», ele é o dos Jogos Olímpicos. Marcados no nosso imaginário, tal como a ideia de Democracia grega, os jogos são mais que uma competição: são a glorificação de um grupo de ideais que se materializam numa forma especial de competir e de respeitar o adversário. Quando falamos de toda a intensidade e de toda a emoção que os Jogos Olímpicos geram, falamos especialmente de uma dimensão de heroicidade que é, em tudo, Ética. Não se consubstancia apenas nos resultados, mas na forma de os obter, na beleza do esforço e na igualdade dos que competem em iguais condições.
Neste ideário, o Plano Nacional para a Ética no Desporto não poderia deixar de marcar este acontecimento que, a uma escala global, nos remete e nos faz recordar a essência das pequenas práticas e dos pequenos gestos: o Respeito pelo outro.

Atualizado em: 24/01/2024

SUBSCREVER NEWSLETTER

Newsletter subscrito com sucesso Não foi subscrever o Newsletter. Por favor tente mais tarde

Utilizamos cookies no nosso site para lhe proporcionar a melhor experiência. Ao continuar a navegar, está a autorizar a nossa utilização destes cookies. No entanto, se pretender saber mais informações, nomeadamente como alterar as suas definições, consulte a nossa Politica.