Da formação à competição

Como conciliar a formação desportiva com a competição



O impacto mediático da competição de Alto Rendimento pode originar que só um baixíssimo número de jovens praticantes com elevado potencial tenham possibilidade de acesso. Os atletas em formação podem sentir alguma pressão por parte dos seus familiares e outros agentes para vencer. Esta pressão leva, por vezes, a um comportamento violento e de má educação, em particular, por parte dos pais.

Por outro lado, o facto de se dar mais ênfase aos resultados tem levado a um processo de deteção e seleção muito precoce de talentos o que, quando se trata de escalões de formação, pode provocar um conjunto de constrangimentos e originar o abandono prematuro da prática desportiva. Estes modelos classificativos centram-se na dimensão pedagógica do desporto e visam “descomprimir” a pressão por parte dos pais e/ou familiares.

O Instituto Português do Desporto e Juventude, através do Plano Nacional de Ética no Desporto, e o Instituto Politécnico de Leiria, através da Escola Superior de Educação e Ciências Sociais, em parceria com as Federações desportivas de Futebol, Ténis de Mesa e Patinagem e Associações distritais de futebol de Porto, Guarda, Leiria, Castelo Branco e Lisboa, desenvolveram uma proposta de referencial “Da formação à competição || Como conciliar a formação desportiva com a competição”, que inclui diversos modelos pedagógicos com e sem classificação, sendo que nestes o comportamento, nomeadamente dos atletas e dos pais, tem uma ponderação na classificação final, modelos esses aplicáveis a modalidades individuais e coletivas.

Os modelos vão ser testados já na época desportiva de 2023/2024 em projetos piloto a serem desenvolvidos por:

  • Associação de Futebol de Lisboa e Câmara Municipal de Lisboa
  • Associação de Futebol de Castelo Branco
  • Associação de Futebol do Porto
  • Federação de Patinagem de Portugal

Este trabalho é o corolário da reflexão e discussão lançadas no seminário “Como conciliar a formação com a competição”, que se realizou em maio de 2022, na Escola Superior de Educação e Ciências Sociais do Instituto Politécnico de Leiria, em torno de questões como: pode a competição ajudar na formação desportiva? A formação e a competição são inconciliáveis? Como compatibilizar estes dois aspetos na fase de formação desportiva dos jovens? O referencial foi apresentado em sessão publica que se realizou no passado dia 25 de setembro, nos serviços de Leiria do IPDJ.

 

 

Atualizado em: 28/09/2023

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