Prémio PNED para Investigação sobre Ética no Desporto

III Edição

  

Aos catorze dias do mês de Janeiro de dois mil e dezasseis, reuniu, na sede do Instituto Português do Desporto e Juventude I.P. (IPDJ, I.P.), sita na Rua Rodrigo da Fonseca, 55, 1250-190 Lisboa, o Júri do Prémio PNED Investigação sobre Ética no Desporto.

Estiveram presentes os membros do Júri em conformidade com o Artigo 9.º (Composição) do Regulamento, a saber:
a) Prof. Doutor Luís Paulo - Diretor da Escola Superior de Desporto e Lazer do Instituto Politécnico de Viana do Castelo, indigitado pelo Conselho de Coordenadores dos Institutos Superiores Politécnicos, via Skype;
b) Prof. Doutor Manuel Coelho-e-Silva da Universidade de Coimbra, personalidade de reconhecido mérito, via Skype;
d) Dr. Jorge Carvalho – Diretor do Departamento de Desporto do Instituto Português do Desporto e Juventude, I.P. (IPDJ, I.P.), indigitado pelo Plano Nacional de Ética no Desporto (PNED); e) Daniel Monteiro- Presidente da FADU.

O Prof. Doutor Pedro Mil Homens da Universidade de Lisboa, indigitado pelo Conselho dos Reitores das Universidades Portuguesas, não participou nesta reunião.

Os membros do Júri elegeram o Secretário Relator (alínea a, ponto 1, Art.º 10.º Competências).

Por motivo desta ausência o coordenador do PNED indigitou o Prof Jorge Carvalho como Presidente do Júri (alínea a, ponto 1, Art.º 10.º Competências).

O Presidente do Júri, Dr. Jorge Carvalho com o apoio do Secretário Relator, confirmou a regularidade formal de cada trabalho apresentado a concurso bem como a respetiva “Declaração Complementar sobre a transferência de direitos de propriedade intelectual dos trabalhos”.

O Presidente do Júri, Dr. Jorge Carvalho, após ouvir todos os jurados sobre a leitura que fizeram de cada trabalho, da análise aos comentários que teceram sobre cada um e, ainda, da análise da proposta de avaliação com base nos “Critérios de Avaliação” deliberou pela seguinte classificação:

1º Classificado: “A estrutura, a formação e actos desportivos. Que realidade para que valores?”
2º Classificado: “Bullyng no contexto da formação desportiva em Portugal”
3º Classificado: “Ética e Olimpismo na formação de treinadores”

O Júri deliberou recomendar para publicação, o trabalho vencedor, podendo os restantes trabalhos constar nessa publicação, através de um pequeno resumo dos mesmos. Para a viabilização desta publicação, os autores terão de se comprometer a proceder a uma revisão dos seus textos, de acordo as orientações do júri em termos científicos, técnicos e editoriais.

O prémio ao vencedor do Concurso será atribuído na Gala Anual da FADU, em data e local a determinar.

Conheça aqui o trabalho vencedor da III Edição do Prémio PNED para a Investigação sobre Ética no Desporto

O Plano Nacional de Ética no Desporto agradece a todos os concorrentes a participação neste concurso e a excelência dos trabalhos por eles apresentados.

Mais se informa que a IV edição do Prémio PNED Investigação sobre Ética no Desporto será lançada no final do mês de Março de 2016.

Atualizado em: 25/10/2021