Prémio Ética no Desporto - V Edição

Paulo Gonçalves



O Instituto Português do Desporto e da Juventude (IPDJ), o PNED e a Secretaria de Estado da Juventude e Desporto (SEJD) atribuem o Prémio de Ética no Desporto a Paulo Gonçalves, o motociclista cuja atitude de fair play no Dakar foi notícia em todo o mundo.

O prémio de Ética no Desporto foi atribuído na Gala da Confederação do Desporto de Portugal, que teve lugar no dia 16 de Novembro de 2016, no Casino do Estoril.

 

 

Na edição de 2016 do Dakar, na classe das motas, Paulo Gonçalves, piloto oficial da Honda, liderava a geral da sua classe quando percebeu que o piloto Matthias Walkner, seu rival, tinha sofrido um acidente grave.

O piloto português podia ter seguido a corrida, sabendo que a equipa médica iria socorrer o piloto acidentado, e não incorrendo em qualquer tipo de penalização. Mas Paulo Gonçalves parou de imediato para prestar auxílio e dar o alerta do sucedido, permanecendo com o piloto acidentado até a equipa médica do Dakar chegar.

O gesto de Paulo Gonçalves incorpora na perfeição todos os valores que o Prémio de Ética no Desporto procura enaltecer.

Lídia Praça, vogal do Conselho Diretivo do IPDJ, declarou “Promover a valorização e a afirmação do desporto pela positiva é um dos lemas do IPDJ. É imperativo contrariar as tendências de violência e de falta de ética no Desporto e sem dúvida que a ação do Paulo Gonçalves, enquadrada numa competição deste nível, mereceu da parte do IPDJ, o devido reconhecimento público. Mantemos a esperança de conquistar, com a valorização destes gestos, um desporto melhor.”

Sobre o acontecimento, Paulo Gonçalves afirmou: “Fiz aquilo que me competia. Se fosse ao contrário, acredito que fizessem o mesmo por mim. O Dakar é uma aventura de muito risco, de muito sacrifício, damos tudo por tudo ao longo de vários dias, milhares de quilómetros, e o risco está sempre à espreita. Não sou um herói, sou um ser humano com respeito pelos outros.”

Atualizado em: 30/03/2023

SUBSCREVER NEWSLETTER

Newsletter subscrito com sucesso Não foi subscrever o Newsletter. Por favor tente mais tarde

Utilizamos cookies no nosso site para lhe proporcionar a melhor experiência. Ao continuar a navegar, está a autorizar a nossa utilização destes cookies. No entanto, se pretender saber mais informações, nomeadamente como alterar as suas definições, consulte a nossa Politica.