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Seminário Internacional "Da Formação à Competição, como Conciliar"
A importância da gestão das exigências emocionais dos pais, no percurso competitivo dos filhos, foi um dos pontos mais debatidos.
No dia 18 de novembro, o Auditório do Salão Paroquial de Leça da Palmeira, em Matosinhos, recebeu o Seminário Internacional «Da Formação à Competição. Como Conciliar?», uma iniciativa do IPDJ, desenvolvida no âmbito do Plano Nacional de Ética no Desporto, em parceria com a Câmara Municipal de Matosinhos, o ESECS - Politécnico de Leiria, o Politécnico do Porto e a A.F. Porto .
A sessão de abertura contou com Nuno Matos (Vereador da Câmara Municipal de Matosinhos), José Neves (Presidente da Associação de Futebol do Porto) e Lídia Praça (Vogal do Conselho Diretivo do IPDJ), que sublinharam a importância de refletir sobre os desafios que o desporto coloca a atletas, treinadores e famílias. Num contexto cada vez mais competitivo, os aspetos formativos do desporto tendem a ser relegados para segundo plano, exigindo uma abordagem equilibrada.
O primeiro painel, dedicado a “Como conciliar a formação com a competição”, teve como oradores Sérgio Ibánez (Universidade de Extremadura, Espanha) e Júlio Garganta (Universidade do Porto). Ambos destacaram a necessidade de aproximar a investigação da prática desportiva, defendendo que os treinadores devem ensinar os jovens a viver a competição de forma saudável, apostando numa lógica de “excelência relativa”, onde o foco está na superação pessoal e não apenas no resultado.
No segundo painel, sobre a responsabilidade dos agentes desportivos na formação, participaram Camilla Knight (Swansea University, Grã-Bretanha), Dimas Pinto (Investigador e Professor do Instituto Europeu de Estudos Superiores) e Scott Rathwell (Lethbridge University, Canadá). Os especialistas apresentaram metodologias de investigação para avaliar a qualidade da formação desportiva e salientaram a importância de desenvolver uma relação saudável entre treinadores, dirigentes e pais, sendo fundamental que estes se sintam envolvidos pelo clube e que haja uma comunicação constante.
Ainda houve tempo para a apresentação de diversos projetos e iniciativas inovadoras, como metodologias alternativas de classificação mais pedagógicas, já implementadas com sucesso em Portugal, a exemplo da Associação de Futebol de Castelo Branco e de Lisboa com a “Equipa Amizade”, ou pelo Município de Torres Vedras, com os aspetos comportamentais a serem repercutidos na classificação.
Foi uma jornada de sucesso, que aliou reflexão, investigação e aplicação prática, onde o Plano Nacional de Ética no Desporto, em parceria com diversos parceiros, procurou encontrar soluções para que a competição desportiva possa ser vivida de forma saudável, em particular pelos mais jovens e encarregados de educação.
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