noticia
Seminário "Ética no Desporto, que futuro?"
No dia 19 de novembro, especialistas nacionais e internacionais reuniram-se no seminário «Ética no Desporto, que futuro?», promovido pelo IPDJ, através do PNED, em parceria com o Município de Viseu, no âmbito da iniciativa Viseu Cidade Europeia do Desporto 2024, e o Instituto Politécnico de Viseu.
Na sessão de abertura Lídia Praça, vogal do IPDJ, em representação do secretário de Estado do Desporto, Pedro Dias, sublinhou que «os atletas são confrontados com dilemas, que desafiam as suas próprias convicções e a integridade no desporto. É nessas situações limite, em que conhecem verdadeiramente os seus limites. No entanto, agem muitas vezes como este fossem limitados. A ética enquadra estas questões. Quais são os limites?». A sessão de abertura contou com as presenças de Fernando Ruas, presidente da Câmara Municipal de Viseu e José dos Santos Costa, presidente do Instituto Politécnico de Viseu.
O primeiro painel «Desafios da Ética Desportiva no Presente e Futuro» juntou os especialistas Javier Lopes Frias, do Rock Ethics Institute (EUA) que dissertou sobre as correntes e temas na ética no desporto, e Alberto Carrio, Pompeu Fabra (Espanha) que falou sobre vantagens, riscos e problemas do uso da Inteligência Artificial no desporto, tendo apresentado algumas propostas de regulamentação.
No painel «Para Uma Práxis Da Ética Desportiva», moderado por Abel Figueiredo, da ESEV-IPV, José Rodrigues, da Escola Superior de Desporto de Rio Maior - ESDRM apresentou os contributos para uma pedagogia num desporto de valores e Artur Santos, do Instituto Politécnico da Guarda apresentou os desafios da operacionalização.
Durante a tarde o painel «Boas Práticas Promotoras da Ética Desportiva: Exposição «Move-Te Por Valores» - Desporto, Valores e Cidadania na Escola», juntou os responsáveis das escolas que acolheram a exposição em Viseu.
«Boas Práticas Promotoras da Ética Desportiva: Bandeira Da Ética» foi o tema do painel seguinte, moderado por Catarina Durão, diretora regional do Centro do IPDJ. Contou com as participações de Paula Ferreira, da Invictus Viseu; Fernando Enes, Coordenador do Desporto Escolar da Escola Secundária Emídio Navarro; Mariana Cardoso, coordenadora das Atividades de Desporto da Universidade de Coimbra e Tadeu Celestino, da Federação Portuguesa de Orientação.
O último painel foi dedicado às «Boas Práticas Promotoras Da Ética Desportiva: Municípios», com intervenções de Tiago Freitas, do Município de Viseu, Mário Cachada, do Município de Espinho e César Costa, de Torres Vedras CM, onde relataram as ações promovidas ao longo deste ano.
SUBSCREVER NEWSLETTER
Newsletter subscrito com sucesso Não foi subscrever o Newsletter. Por favor tente mais tardeUtilizamos cookies no nosso site para lhe proporcionar a melhor experiência. Ao continuar a navegar, está a autorizar a nossa utilização destes cookies. No entanto, se pretender saber mais informações, nomeadamente como alterar as suas definições, consulte a nossa Politica.