Lançamento do livro "Move-te por Valores - Testemunhos e Exemplos do Desporto, Vol. II"

17/05/2023

Decorreu no passado dia 5 de maio na Escola Secundária Marquês de Pombal a apresentação do livro "Move-te por Valores - Testemunhos e Exemplos do Desporto, Vol. II". A cerimónia contou com duas "mesas redondas", sendo a primeira delas constituída por Edite Estrela, que apresentou o livro e pelo autor André Xavier de Carvalho. Na segunda meda redonda estiveram algumas das "personagens reais" das histórias que compõem o livro - Jorge Pina, Dinis Costa, Paulo Guerra e Dulce Várzea. Ambas as mesas contaram com a moderação do Coordenador do PNED José Lima. A cerimónia contou ainda com diversas personalidades e entidades. A rádio Antena 1, responsável por dar voz às histórias integrantes do livro, esteve igualmente presente, representada pelo Diretor Adjunto Paulo Sérgio.

O livro é um conjunto de histórias, de acontecimentos, gestos e comportamentos de pessoas reais, onde o elo comum é o desporto. Mas não o Desporto do ponto de vista da atividade física, do atleta, ou do facto de todas estas pessoas praticarem ou estarem ligadas ao desporto. Mas sim, do desporto na sua dimensão humana, explorando todo o seu potencial ético e educativo. Personagens reais que se transcenderam no desporto, que tiveram gestos de elevado teor ético, e que se distinguiram não tanto ou não só no plano competitivo, mas mais nesta dimensão humana e ética do desporto, que é o fio condutor deste livro.

 Esta é a força do exemplo, onde os modelos que se observam penetram mais fundo do que qualquer exercício de retórica. Por estas razões, esta­mos convictos de que o desporto é um excelente veículo para a transmissão e vivência da ética e dos valores que lhe estão associados e que, transpor­tados para o quotidiano, podem produzir significativas alterações no modo como atualmente a sociedade se rege. O Desporto promove experiências úni­cas que permitem a vivência e interiorização de valores e princípios éticos e morais, e o desenvolvimento de competências pessoais, sociais e cívicas que dificilmente são promovidas noutros contextos. O potencial educativo e ético do desporto enquanto escola de vida é infindável.

Atualizado em: 17/05/2023

SUBSCREVER NEWSLETTER

Newsletter subscrito com sucesso Não foi subscrever o Newsletter. Por favor tente mais tarde

Utilizamos cookies no nosso site para lhe proporcionar a melhor experiência. Ao continuar a navegar, está a autorizar a nossa utilização destes cookies. No entanto, se pretender saber mais informações, nomeadamente como alterar as suas definições, consulte a nossa Politica.