III Colóquio Internacional-"Desporto, Ética e Transcendência" - Desporto e Ca(u)sa Comum

2 de Junho na Universidade Católica Portuguesa, em Lisboa

16/05/2022

No dia 2 de junho de 2022, realizar-se-á na Universidade Católica Portuguesa, em Lisboa, o III Colóquio Internacional sobre "Desporto, Ética e Transcendência" - Desporto e Ca(u)sa Comum. O Colóquio, que decorre no âmbito da Cátedra Manuel Sérgio,  é organizado pelo o Instituto de Estudos  de Religião da Universidade Católica de Portuguesa, em parceria com o Instituto Português do Desporto e Juventude, através do Plano Nacional de Ética no Desporto, e com o Centro de Estudos de Teologia e Estudos de Religião.

 

O programa do evento integra um vasto painel de oradores e temáticas:

09h00- Acreditação

09h30- Abertura

09h55- Conferência | Casa comum: para uma ecologia das relações- Alex Villas Boas 
Moderadora: Cátia Tuna, Centro de Estudos de História Religiosa

10h30- Painel I | O desporto como modo de habitar o mundo: motricidade e sustentabilidade- Nuno Santos, Henrique Brito, Ricardo Melo 
Moderadora: Susana Feitor, Atleta Olímpica e Licenciada em Gestão das Organizações Desportivas.

11h40- Pausa

12h00- Painel II | Corpo como casa comum: vivências em pandemia- Francisca Laia, atleta olímpica de canoagem e médica, Mónica Jorge, Federação Portuguesa de Futebol, Ana Bispo Ramires, Comité Olímpico de Portugal.
Moderador: João Eleutério, Cátedra Manuel Sérgio, "Desporto, Ética e Transcendência"

13h00- Pausa

14h30- Conferência | El deporte,¿ un lenguaje universal?- Antonio Sánchez, Decano de la Facultad de Deporte de la Universidad Católica de Murcia.
Moderadora: Inês Espada Vieira, Centro de Estudos de Comunicação e Cultura 

15h15- Painel III | Desporto e causas sociais: mobilização ou instrumentalização?- Vítor Serpa, Jornal "A Bola", Ricardo Carvalho, Fundador da Social Innovation Sports, Alexandre Miguel Mestre, Doutor em Direito, advogado, Docente na UAL e na ESDRM. 
Moderadora: Cecília Carmo, CEO da empresa de Comunicação Farol do Monte

16h30- Pausa

16h45- Painel IV | Desporto um prática da alteridade- Bruno Avelar Rosa, Qantara Sports, Duarte Araújo, Faculdade de Motricidade Humana, Katia Mortari, Universidade Estadual de Londrina.
Moderadora: Alexandra Palma, Cátedra Manuel Sérgio "Desporto, Ética e Transcendência"

18h00- Encerramento 

 

Atualizado em: 16/05/2022

SUBSCREVER NEWSLETTER

Newsletter subscrito com sucesso Não foi subscrever o Newsletter. Por favor tente mais tarde

Utilizamos cookies no nosso site para lhe proporcionar a melhor experiência. Ao continuar a navegar, está a autorizar a nossa utilização destes cookies. No entanto, se pretender saber mais informações, nomeadamente como alterar as suas definições, consulte a nossa Politica.