Conferência de Ética no Desporto da CPLP, decorreu em Timor

Ética no desporto como motor de inclusão, desenvolvimento humano e união entre povos.

21/07/2025

A cidade de Díli, capital de Timor-Leste, foi palco da Conferência de Ética no Desporto da CPLP, que terminou este sábado com uma sessão de encerramento marcada pela presença do Ministro da Juventude, Desporto, Arte e Cultura Nelyo Isaac Sarmento, de Lídia Praça, Vogal do Conselho Diretivo do IPDJ, e por Philip Barvestock, representante do Secretariado Executivo da CPLP. Lídia Praça sublinhou o espírito de missão e cooperação que pautou o encontro.

No seu discurso, Lídia Praça agradeceu calorosamente ao Governo e ao povo timorense pela hospitalidade e destacou o papel fundamental do Ministério da Juventude, Desporto, Arte e Cultura de Timor-Leste na criação de um ambiente propício ao diálogo e à partilha de boas práticas.

A conferência, integrada na segunda fase do Plano de Ética no Desporto da CPLP, contou com a participação ativa da maioria dos pontos focais dos países membros.

A sessão de abertura contou com a intervenção de Gil Paulino dos Santos Oliveira, Diretor-Geral da Arte e Cultura do Ministério da Juventude, Desporto, Arte e Cultura .

José Lima , Coordenador do Plano de Ética no Desporto (PED) da CPLP, abordou na sua apresentação, importantes temas: “A importância da ética e o impacto no desporto” e “Os valores culturais e éticos na unidade entre povos”.

Durante a manhã, as temáticas centraram-se no papel dos agentes desportivos e educadores na formação integral dos atletas, com intervenções de:

- André Carvalho, Ponto Focal do PED da CPLP, sobre “O papel e responsabilidades dos agentes desportivos”;

- Rosário Rodrigues, também Ponto Focal do PED da CPLP, com a apresentação “O desporto como ferramenta pedagógica para o desenvolvimento humano”.

A moderação esteve a cargo de Natacha do Carmo, professora da Escola Portuguesa de Díli.

Após o almoço, Eduarda Marques , Vice-Presidente da Fundação INATEL, abordou o tema “A ética e o valor do desporto no mundo do trabalho na CPLP”.

A tarde foi dedicada à partilha de boas práticas pelos Pontos Focais do PED:

Mesa 1: Cabo Verde, Moçambique, Guiné-Bissau e São Tomé e Príncipe (moderação de José Lima);

Mesa 2: Portugal, Angola e Timor-Leste (moderação de Jose lima Diretora-Geral do Desporto de São Tomé e Príncipe).

O encerramento da conferência foi também um momento de celebração do trabalho conjunto entre Portugal, Cabo Verde e Brasil, que coordenaram esta nova fase do plano, agora com foco em Timor-Leste e na Guiné Equatorial como novos países beneficiários.

“Não há desporto sem valores e sem ética”, afirmou Lídia Praça, reforçando o compromisso da comunidade lusófona com os princípios de respeito, integridade, inclusão e solidariedade.

📸MJDAK

Atualizado em: 21/07/2025

SUBSCREVER NEWSLETTER

Newsletter subscrito com sucesso Não foi subscrever o Newsletter. Por favor tente mais tarde

Utilizamos cookies no nosso site para lhe proporcionar a melhor experiência. Ao continuar a navegar, está a autorizar a nossa utilização destes cookies. No entanto, se pretender saber mais informações, nomeadamente como alterar as suas definições, consulte a nossa Politica.