Concurso Literário “A Ética na Vida e no Desporto”

II Edição

  

A dezoito de junho de dois mil e catorze, pelas quinze horas, reuniu nas instalações do Instituto Português do Desporto e Juventude, I.P. (IPDJ, I.P.), sita na Rua Rodrigo da Fonseca, número cinquenta e cinco, piso dois, Lisboa, o júri constituído para atribuição dos prémios no âmbito do concurso literário “A Ética na Vida e no Desporto", instituído pelo IPDJ, I.P. em parceria com a Direção-Geral da Educação (DGE), Comité Olímpico de Portugal e o Jornal “A Bola”.

Estiveram presentes:
- Rodolfo Begonha, que presidiu;
- Humberto Ricardo, em representação do PNED;
- Fernanda Borges, em representação da DGE;
- Augusto Flor, em representação da Confederação Portuguesa das Colectividades de Cultura, Recreio e Desporto;
- António Simões, Em representação do Jornal “A Bola”.

Após concluída a avaliação dos propostos a concurso, e de acordo com os critérios de avaliação expressos no artigo 13.º do Regulamento do Concurso, que valorizam a qualidade da escrita, a criatividade e a inovação literária, o júri deliberou atribuir, por unanimidade:
- O primeiro prémio ao trabalho escrito por Ana Margarida Simões, intitulado “Do Pensamento Grego a Albert Camus”;
- O segundo prémio ao trabalho apresentado por Nuno Ribeiro, intitulado “Para quando um lugar ético no desporto e nos seus adeptos?”;
- E o terceiro prémio a Pedro Poças, que apresentou o trabalho intitulado “Abraço o Desporto”.

O Júri considerou ainda que a iniciativa teve o mérito de sensibilizar e levar à reflexão desta importante matéria no seio de jovens que demonstraram conhecer e dominar o tema, independentemente da maior ou menor qualidade literária. A todos os concorrentes, o Júri agradece os trabalhos apresentados e exorta à participação em iniciativas futuras.

Mais Informações

Atualizado em: 25/10/2021