Concurso Inovar pela Ética no Desporto - A Violência Sexual no Desporto: Prevenir para Proteger

  

A Escola de Ciências da Saúde da Universidade Europeia, em parceria com o Instituto Português do Desporto e Juventude/Plano Nacional de Ética no Desporto (PNED), em colaboração com a Direção Geral da Educação/Programa do Desporto Escolar promovem o concurso “Inovar Pela Ética do Desporto”.

Com o lançamento deste concurso pretende-se apoiar o desenvolvimento de projetos de intervenção social que promovam a ética desportiva, cujo custo máximo de implementação não poderá exceder dois mil euros.

Podem candidatar-se a este desafio estudantes do ensino secundário ou profissional de todas as escolas do país, organizados em equipas de dois ou três elementos.

A qualidade da experiência desportiva depende de vários fatores, nomeadamente a qualidade dos vínculos estabelecidos entre os atletas e outros agentes desportivos. O assédio e o abuso sexual no desporto baseiam-se numa dinâmica de poder abusiva, e põem em causa a assunção básica que o desporto é um bem-social. Nas últimas décadas, várias entidades desportivas ao nível internacional focaram a sua atenção nos Direitos Humanos dos atletas, tendo contribuído para o desenvolvimento de políticas que visam a sua proteção e bem-estar. O que é o assédio e o abuso sexual? Que políticas existem em Portugal e qual a sua efetividade? Quais os desafios no desenvolvimento de programas de prevenção? O que se está a fazer e ainda pode ser feito nas aulas de Educação Física?

As candidaturas devem ser submetidas online até ao dia 27 de março de 2020, através da página da Universidade Europeia criada para o efeito:

https://info.europeia.pt/concurso-desporto

Os autores dos projetos classificados nos dois primeiros lugares do concurso “Inovar Pela Ética do Desporto” serão premiados com bolsas de estudo para as licenciaturas da Universidade Europeia da área científica do Desporto - Gestão do Desporto e Ciências do Desporto e da Atividade Física.

A bolsa a atribuir à equipa vencedora financia metade da propina total de qualquer uma das licenciaturas da área de desporto enquanto os segundos classificados recebem bolsas equivalentes a 25 por cento do valor total da propina.

Atualizado em: 25/10/2021