Exposição Itinerante Move-te por Valores

27/01/2023  

A presente exposição “Move-te por valores” tem como objetivo dar a conhecer várias histórias verídicas que se passaram no desporto, em que o elo comum entre elas é a presença de um conjunto de VALORES.

São histórias de carne e osso, testemunhos na primeira pessoa cheios de significado valorativo. Desejamos que ao ler estas histórias mergulhe nelas, e se identifique com o VALOR em causa.

Trata-se de uma iniciativa, cuja 1ª edição foi lançada em 2017, do Plano Nacional de Ética no Desporto sediado no Instituto Português do Desporto e Juventude, I.P. que em parceria com o projeto “Escola Embaixadora do Parlamento Europeu” (EEPE), visa promover os valores europeus, e que cada escola seja uma embaixada de valores, como a solidariedade, a paz , a Tolerância, o Respeito, a entreajuda entre os jovens, e plena cidadania europeia.

O Desporto, pelos ideais que o norteiam, pelas atividades intensas e saudáveis que proporciona, pelas dinâmicas pessoais que desencadeia, pelos desafios que captam a energia e os ideais dos jovens, pela ética e pelos valores que induz, e pela pedagogia sábia e eficaz a que recorre, é a área da ação humana que, na linha da frente da Educação dos jovens, mais facilmente mobiliza os estudantes, os professores, as famílias e as comunidades de pertença para o grande ideal da harmoniosa e saudável convivência entre os cidadãos e os povos.

Por último, o EXEMPLO é a melhor maneira de ensinar e de viver os VALORES.

A 2ª edição da "Exposição Move-te por Valores" foi lançada no dia 24 de janeiro de 2023, e é composta pelos seguintes cartazes:

João Capela

Braima Dabó

Marcelo Bielsa

G.D. Chaves

Dinis Costa

Miroslav Klose

Duarte Gomes

Borussia Dortmund

Nikki Hamblin

Gabriel Neris

Eunice Mortágua

Paulo Gonçalves

Jesse Owens

Fábio Fernandes

Rodrigo Caio

Ivan Fernandez Ayala

Hiromu Inada

Ron Jones

Nélson Mandela

Irmãos Brownlee

Rosa Mota

F.C Start

Iron Brothers

Tarantini

Eugenio Monti

Jorge Fonseca

Tiago Tavares

Alfie Pugley

Jorge Pina

Xia Boyu

Ana Carrasco

Kathrine Switzer

Yusra Mardini

Bjoernar Haakensmoen

Larry Lemieux

Alessandro Zanardi

Carles Puyol

Atualizado em: 27/01/2023