Educação e Formação

Ações de Formação para Professores



Os professores em geral e os de Educação Física em particular são figuras centrais no processo educativo. É dos professores a responsabilidade na orientação e transmissão dos valores éticos, seja no contexto específico das aulas de Educação Física ou das atividades de Desporto Escolar, seja num âmbito mais alargado como é a educação para a cidadania, na qual a educação desportiva pode jogar um papel fundamental. Esta responsabilidade é também partilhada pelas escolas às quais professores e alunos estão vinculados, na medida em que estas representam a sua comunidade de prática, desenvolvimento e partilha. Neste sentido, as “Linhas Orientadoras para Professores” apresentadas têm por objetivo potenciar o enquadramento dos professores relativamente à sua intervenção pedagógica junto dos seus alunos, particularmente os mais jovens, do ponto de vista da educação para valores e ética desportiva. Partindo de uma abordagem concetual, são fornecidas diferentes ferramentas de apoio para que os professores possam operacionalizar a sua ação no âmbito da educação para a ética através da prática desportiva, melhorando ainda mais a sua intervenção educativa.

 

A ética, enquanto sistema de valores, ajuda-nos a tomar consciência de que não podemos viver de qualquer maneira, que na vida não vale tudo e que os nossos comportamentos têm consequências nos outros e na sociedade que ajudamos a criar. A mesma visão deve ser aplicada à prática de atividades físicas e desportivas. A Educação Física escolar, ao contemplar múltiplas atividades de referência desportiva, elogia também a pluralidade e multidimensionalidade destas práticas e dos conteúdos que são seu objeto de ensino-aprendizagem. Estes conteúdos, tal como exposto nos Programas Nacionais de Educação Física, vão além do desenvolvimento das qualidades físicas e das habilidades motoras e desportivas, orientando a intervenção do professor para a necessidade de desenvolvimento de outros aspetos mais relacionados com o indivíduo na sua globalidade, como sejam a educação para a saúde e a educação para valores. Neste sentido, as atividades físicas e desportivas, pelo capital único que possuem, podem e devem também ser utilizadas com vista ao desenvolvimento da ética enquanto sistema de valores associados ao fenómeno desportivo e educativo.

 

Se tiver interesse em promover uma ação de formação para este público contacte-nos para pned@pned.pt 

Atualizado em: 21/12/2021

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