Educação para Valores e Ética pela prática desportiva
Educação e Formação
Educação para Valores e Ética pela Prática Desportiva
A Ética representa a adequação do comportamento humano à vida em sociedade, manifestando-se através de valores norteados pela honestidade, a integridade e o respeito. Enquanto ciência que estuda as virtudes da humanidade, vem sendo debatida desde os tempos antigos por ilustres filósofos como Sócrates, Platão, Aristóteles, Rousseou, Kant, Hegel, Kierkergard e outros.
Se é verdade que o comportamento ético sempre foi tido como elemento fundamental no equilíbrio e no bom funcionamento social, diferentes, atuais e recorrentes casos mostram--nos que existe uma resistência à assunção de princípios éticos por parte de setores da sociedade que se têm regido por comportamentos associados ao enriquecimento ilícito e/ou desmesurado, à evasão fiscal, ao clientismo, ao exercício do poder pelo poder, à falta de civismo, entre outros.
A história prova esse facto. Homens como Sócrates (400 a.c.), Jesus Cristo, Mahatma Gandhi, Martin Luther King, entre outros, foram condenados à morte ou assassinados por serem defensores acérimos dos valores e da ética.
A sociedade foi sendo construída em torno desta ambiguidade e perda cíclica dos valores éticos que, quanto a nós, é a razão da grave crise económico-financeira do mundo atual: a ética é necessária, desejada pela maioria das pessoas, mas não se manifesta em muitos domínios da atual sociedade.
É neste contexto que hoje importa repor a ética como fator central da mudança, da alteração dos paradigmas socias vigentes objetivando a construção de uma sociedade mais equilibrada, solidária e justa, na qual se conciliem não apenas osos aspetos sociais e económicos como nestes também se vislumbrem os princípios da ética.
Neste sentido, o desporto pode assumir um papel determinante, uma vez que ele atravessa transversalmente toda a sociedade, ao ponto de muitos autores o considerarem como um reflexo da mesma, com o seu tipo de funcionamento, as suas crises e contradições e também os seus sonhos e as suas esperanças.
É tido como uma ferramenta de progresso social, um género de “Escola Paralela” com alta vocação para a promoção da saúde, o bem-estar físico e psicológico e a assimilação e vivência de valores e princípios éticos tão necessários à construção “dessa” sociedade mais justa, mais equilibrada, mais profícua que tanto procuramos e necessitamos.
Atualizado em: 18/06/2021
SUBSCREVER NEWSLETTER
Newsletter subscrito com sucesso Não foi subscrever o Newsletter. Por favor tente mais tardeUtilizamos cookies no nosso site para lhe proporcionar a melhor experiência. Ao continuar a navegar, está a autorizar a nossa utilização destes cookies. No entanto, se pretender saber mais informações, nomeadamente como alterar as suas definições, consulte a nossa Politica.