Da formacao a competicao
Da formação à competição
Como conciliar a formação desportiva com a competição
O impacto mediático da competição de Alto Rendimento pode originar que os atletas em formação sintam pressão por parte dos seus familiares e outros agentes para vencer. Esta pressão leva, por vezes, ao abandono precoce do desporto e a comportamentos violentos e a má educação, em particular, por parte dos pais, familiares e outros educadores dos jovens atletas.
Por outro lado, o facto de se dar mais ênfase aos resultados tem levado a um processo de deteção e seleção muito precoce de talentos o que, quando se trata de escalões de formação, pode provocar um conjunto de constrangimentos e originar o abandono prematuro da prática desportiva. Estes modelos classificativos centram-se na dimensão pedagógica do desporto e visam “descomprimir” a pressão por parte dos pais e/ou familiares.
O Instituto Português do Desporto e Juventude, através do Plano Nacional de Ética no Desporto, e o Instituto Politécnico de Leiria, através da Escola Superior de Educação e Ciências Sociais, em parceria com as Federações desportivas de Futebol, Ténis de Mesa e Patinagem e Associações distritais de futebol de Porto, Guarda, Leiria, Castelo Branco e Lisboa, desenvolveram uma proposta de referencial “Da formação à competição || Como conciliar a formação desportiva com a competição”, que inclui diversos modelos pedagógicos com e sem classificação, sendo que nestes o comportamento, nomeadamente dos atletas e dos pais, tem uma ponderação na classificação final, modelos esses aplicáveis a modalidades individuais e coletivas.
Os modelos, que começaram a ser testados na época desportiva de 23/24, vão continuar a ser testado em 24/25 em projetos desenvolvidos por:
- Associação de Futebol de Lisboa e Câmara Municipal de Lisboa (2º ano)
- Associação de Futebol de Castelo Branco (2º ano)
- Câmara Municipal de Torres Vedras (1º ano)
- Associação de Basquetebol de Leiria (1º ano, a confirmar)
- Associação de Patinagem de Setúbal (1º ano, a confirmar)
Este trabalho é o corolário da reflexão e discussão lançadas no seminário “Como conciliar a formação com a competição”, que se realizou em maio de 2022, na Escola Superior de Educação e Ciências Sociais do Instituto Politécnico de Leiria, em torno de questões como: pode a competição ajudar na formação desportiva? A formação e a competição são inconciliáveis? Como compatibilizar estes dois aspetos na fase de formação desportiva dos jovens? O referencial foi apresentado em sessão publica que se realizou em setembro de 2023.
Atualizado em: 19/12/2024
SUBSCREVER NEWSLETTER
Newsletter subscrito com sucesso Não foi subscrever o Newsletter. Por favor tente mais tardeUtilizamos cookies no nosso site para lhe proporcionar a melhor experiência. Ao continuar a navegar, está a autorizar a nossa utilização destes cookies. No entanto, se pretender saber mais informações, nomeadamente como alterar as suas definições, consulte a nossa Politica.