Da formacao a competicao
Da formação à competição
Como conciliar a formação desportiva com a competição
O impacto mediático da competição de Alto Rendimento pode originar que os atletas em formação sintam pressão por parte dos seus familiares e outros agentes para vencer. Esta pressão leva, por vezes, ao abandono precoce do desporto e a comportamentos violentos e a má educação, em particular, por parte dos pais, familiares e outros educadores dos jovens atletas.
Por outro lado, o facto de se dar mais ênfase aos resultados tem levado a um processo de deteção e seleção muito precoce de talentos o que, quando se trata de escalões de formação, pode provocar um conjunto de constrangimentos e originar o abandono prematuro da prática desportiva. Estes modelos classificativos centram-se na dimensão pedagógica do desporto e visam “descomprimir” a pressão por parte dos pais e/ou familiares.
O Instituto Português do Desporto e Juventude, através do Plano Nacional de Ética no Desporto, e o Instituto Politécnico de Leiria, através da Escola Superior de Educação e Ciências Sociais, em parceria com as Federações desportivas de Futebol, Ténis de Mesa e Patinagem e Associações distritais de futebol de Porto, Guarda, Leiria, Castelo Branco e Lisboa, desenvolveram uma proposta de referencial “Da formação à competição || Como conciliar a formação desportiva com a competição”, que inclui diversos modelos pedagógicos com e sem classificação, sendo que nestes o comportamento, nomeadamente dos atletas e dos pais, tem uma ponderação na classificação final, modelos esses aplicáveis a modalidades individuais e coletivas.
Os modelos, que começaram a ser testados na época desportiva 2023/24, foram novamente aplicados em 2024/25 em projetos desenvolvidos por:
- Associação de Futebol de Lisboa (2.º ano)
- Câmara Municipal de Lisboa (2.º ano)
- Associação de Futebol de Castelo Branco (2.º ano)
- Câmara Municipal de Torres Vedras (1.º ano)
- Associação de Basquetebol de Leiria (1.º ano)
- Associação de Patinagem de Setúbal (1.º ano)
Os resultados obtidos na implementação durante 2024/25 levaram à atualização do referencial inicial, de forma a responder aos desafios identificados. Esta evolução está refletida na segunda proposta de referencial: II Relatório de Avaliação do Projeto “Da Formação à Competição” 2024/25.
Os modelos vão continuar a ser testados e implementados pelos parceiros atuais, bem como pelos novos parceiros que se juntaram ao projeto na época 2025/26:
- Fundação Benfica
- Câmara Municipal de Oeiras
Este trabalho é o corolário da reflexão e discussão lançadas no seminário “Como conciliar a formação com a competição”, que se realizou em maio de 2022, na Escola Superior de Educação e Ciências Sociais do Instituto Politécnico de Leiria, em torno de questões como: pode a competição ajudar na formação desportiva? A formação e a competição são inconciliáveis? Como compatibilizar estes dois aspetos na fase de formação desportiva dos jovens? O referencial foi apresentado em sessão publica que se realizou em setembro de 2023.
No dia 18 de novembro 2025, decorrerá no Auditório do Salão Paroquial de Leça da Palmeira, em Matosinhos, e integrado no programa de Matosinhos, Cidade Europeia do Desporto o Seminário Internacional “Da Formação à Competição, Como Conciliar?”
O seminário contará com oradores de referência nacional e internacional, como Sergio J. Ibáñez (Universidad de Extremadura, Espanha), Camilla Knight (Swansea University, Reino Unido), Júlio Garganta da Silva (Universidade do Porto), Scott Rathwell (Lethbridge University, Canadá), Dimas Pinto (Instituto Europeu de Estudos Superiores, Portugal) e Hugo Silva (Selecionador Nacional de Voleibol), entre outros especialistas ligados ao treino, à gestão desportiva e à educação.
O programa inclui mesas-redondas com Municípios, Federações, Clubes e Instituições do Ensino Superior, que irão partilhar projetos inovadores e boas práticas. Um dos momentos de destaque será a apresentação das Boas Práticas da Bandeira da Ética na Área Metropolitana do Porto, com representantes da Câmara Municipal de Valongo, do Instituto Politécnico da Maia, do Padroense Futebol Clube e do Leça Futebol Clube.

Atualizado em: 13/11/2025
SUBSCREVER NEWSLETTER
Newsletter subscrito com sucesso Não foi subscrever o Newsletter. Por favor tente mais tarde
Utilizamos cookies no nosso site para lhe proporcionar a melhor experiência. Ao continuar a navegar, está a autorizar a nossa utilização destes cookies. No entanto, se pretender saber mais informações, nomeadamente como alterar as suas definições, consulte a nossa Politica.