Concurso Literário “A Ética na Vida e no Desporto”

V Edição

  

Aos 30 dias do mês de Junho do ano de dois mil e dezassete, pelas 15 horas, reuniu nas instalações do Instituto Português do Desporto e Juventude, I.P. (IPDJ, I.P.), sita na Rua Rodrigo da Fonseca, número cinquenta e cinco, piso 3, Lisboa, o júri constituído para atribuição dos prémios no âmbito da V Edição do Concurso Literário “A Ética na Vida e no Desporto" instituído pelo IPDJ, I.P./PNED em parceria com o jornal A Bola, a Direção Geral de Reinserção e Serviços Prisionais, a Direção Geral de Educação / Desporto Escolar, o Comité Olímpico de Portugal, a Direção Regional do Desporto do Governo dos Açores e a Secretaria Regional de Educação do Governo Regional da Madeira. Esteve igualmente presente o respectivo Secretariado.

Estiveram presentes:

Fernando Guerra, em representação do Jornal “A Bola”

Filipe Arraiano, em representação da Direção Geral de Reinserção e Serviços Prisionais

Humberto Gomes, na qualidade de Embaixador do PNED

Jorge Rafael, em representação da Direção Geral de Educação / Desporto Escolar

Augusto Flor, em representação da Confederação das Colectividades de Desporto e Recreio

André Xavier de Carvalho, Secretariado do Prémio.

 

De acordo com a secção três, artigo doze do regulamento, foram consideradas duas versões do concurso: o concurso ordinário e o concurso extraordinário (para os alunos concorrentes que sejam oriundos de estabelecimentos prisionais ou de centros educativos).

Após análise dos trabalhos apresentados, e no que concerne ao concurso ordinário, o júri decidiu a seguinte classificação:

1º Classificado: “Autogolo”, da autoria de Ana Filipa Gomes Ferreira
2º Classificado: “A vida é uma bola de sabão”, da autoria de Isabela Quadrado
3º Classificado: “Pistas diferentes a mesma meta”, da autoria de Ana Carolina Ferreira Sequeira

 

Relativamente ao concurso extraordinário o júri decidiu a seguinte classificação:
1º Classificado: “A ética na vida e no desporto”, da autoria de H. M. T.
2º Classificado: “Ética e Fair Play”, da autoria de R. V.
3º Classificado: “Viva o desporto, viva a minha nova vida”, da autoria de L. S.

Mais deliberou, por unanimidade, a atribuição de uma menção honrosa a J. M. e respetivo trabalho submetido ao concurso extraordinário, intitulado ”Etnia a preto e branco”.

O Plano Nacional de Ética no Desporto agradece a participação de todos os concorrentes e enaltece a qualidade dos trabalhos recebidos. Esperemos que voltem a concorrer na próxima edição do concurso – aviso de abertura em breve.
Agradece, também, aos parceiros institucionais deste concurso bem como aos jurados que apreciaram e avaliaram os muitos trabalhos recebidos.

Mais Informações

Atualizado em: 25/10/2021