Prémio PNED para a Investigação sobre Ética no Desporto

II Edição

  

Aos oito dias do mês de Janeiro de dois mil e quinze, reuniu, na sede do Instituto Português do Desporto e Juventude I.P. (IPDJ, I.P.), sita na Rua Rodrigo da Fonseca, 55, 1250-190 Lisboa, o Júri do Concurso do Prémio PNED Investigação sobre Ética no Desporto.

Estiveram presentes todos os membros do Júri em conformidade com o Artigo 9.º (Composição) do Regulamento, a saber:
a) Prof. Doutor Luís Paulo - Diretor da Escola Superior de Desporto e Lazer do Instituto Politécnico de Viana do Castelo, indigitado pelo Conselho de Coordenadores dos Institutos Superiores Politécnicos;
b) Prof. Doutor Manuel Coelho-e-Silva da Universidade de Coimbra, personalidade de reconhecido mérito;
c) Prof. Doutor Pedro Mil Homens da Universidade de Lisboa, indigitado pelo Conselho dos Reitores das Universidades Portuguesas;
d) Dr. Jorge Carvalho – Diretor do Departamento de Desporto do Instituto Português do Desporto e Juventude, I.P. (IPDJ, I.P.), indigitado pelo Plano Nacional de Ética no Desporto (PNED);
e) Dra. Filipa Godinho - Presidente da FADU.

Os membros do Júri elegeram para Secretário Relator (alínea a, ponto 1, Art.º 10.º Competências) o Dr. Jorge de Carvalho.
Os membros do Júri elegeram para Presidente do Júri (alínea a, ponto 1, Art.º 10.º Competências) o Prof. Doutor Pedro Mil Homens.
O Presidente do Júri, Prof. Doutor Pedro Mil Homens com o apoio do Secretário Relator, Dr. Jorge de Carvalho, confirmou a regularidade formal de cada trabalho apresentado a concurso bem como a respetiva “Declaração Complementar sobre a transferência de direitos de propriedade intelectual dos trabalhos”.

O Presidente do Júri, Prof. Doutor Pedro Mil Homens, após ouvir todos os jurados sobre a leitura que fizeram de cada trabalho, da análise aos comentários que teceram sobre cada um e, ainda, da análise da proposta de avaliação com base nos “Critérios de Avaliação” deliberou pela seguinte classificação:
1º Classificado: Desporto jovem e contextos de prática. Significado educativo e social – Autor: Márcio Luís Pinto Domingues;
2º Classificado: Motivação para o ultimate Frisbee – Comparação entre praticantes e não praticantes – Auto: José Pedro Santos Cadina Amoroso;
3º Classificado: Proposta 3 – O espírito desportivo e a perceção olímpica nos jovens – Autora: Teresa Cristina Tourais de Afonso Rocha.

O Júri deliberou não atribuir menções honrosas.
O prémio ao vencedor do Concurso será atribuído na Gala Anual da FADU, em data e local a determinar.

Conheça aqui o trabalho vencedor da II Edição do Prémio PNED para a Investigação sobre Ética no Desporto

O Plano Nacional de Ética no Desporto agradece a todos os concorrentes a participação neste concurso e a excelência dos trabalhos por eles apresentados.

Mais se informa que a III edição do Prémio PNED Investigação sobre Ética no Desporto será lançada a 2 de fevereiro próximo.
 

Atualizado em: 25/10/2021