Prémio Ética no Desporto - III Edição

Clube Judo Total



Por ocasião da 19 ª Gala do Desporto, promovida pela Confederação do Desporto de Portugal, foi entregue o Prémio Ética no Desporto ao Clube Judo Total.

O Prémio, instituído pelo Plano Nacional de Ética no Desporto visa distinguir, anualmente, personalidades ou instituições que reconhecidamente, constituam exemplos intransigentes da prática e defesa dos valores éticos na vida e no desporto.

  

  


É o caso do Clube Judo Total que integra pessoas com deficiência na prática do Judo. Esta atribuição justifica-se, segundo o júri, pela capacidade que este projecto tem demonstrado pela integração e inclusão através da prática desportiva, de pessoas com deficiência.

De salientar que a Escultura representativa do referido Prémio é uma obra exclusiva que "nasceu" do Concurso de Escultura: Troféu Ética no Desporto, que o PNED desenvolveu em parceria com a Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto.

A Escultura, construída em bronze, mármore e madeira, é da autoria da aluna Joana Moura Alves Teixeira.

Conheça o conceito e as fotos da Escultura - Prémio Ética no Desporto aqui.

Abaixo se reproduz a Carta de agradecimento de Ricardo Topa Valentim, Presidente do Clube Judo Total:


“Ex.mos Senhores:

Venho pela presente, agradecer uma vez mais a V. Ex.ªs, em nome pessoal e em representação de todos os associados do CJT - Clube Judo Total, a honra que nos foi concedida, de atribuição do Prémio Ética Desportiva, assim como a oportunidade de participar e receber o referido prémio na XIX Gala do Desporto.

Torno extensivos os meus cumprimentos e agradecimentos ao Instituto Português do Desporto e Juventude, na pessoa do seu Presidente, Dr. Augusto Baganha, à Confederação do Desporto de Portugal, na pessoa do seu Presidente, Prof. Dr. Carlos Paula Cardoso, à Federação Portuguesa de Judo, na pessoa do seu Presidente, Eng.º Manuel Costa e Oliveira, Entidades que tomamos a liberdade de copiar, assim como a todos os elementos do Júri que nos julgaram merecedores de tão excelsa distinção.

Este prémio vem catalisar a nossa responsabilidade e a nossa vontade de continuar a trabalhar em prol da promoção do Desporto enquanto fenómeno universal e congregador, e do Judo em particular, modalidade que abraçámos.

Perseguimos um sonho em que Todos tenham oportunidade de fazer desporto, e o façam efetivamente, em profunda comunhão, perseguindo objetivos individuais e coletivos, num Mundo mais fraterno, solidário, saudável e divertido.

É esta a realidade que vivemos quotidianamente no nosso Clube.

É esta a realidade que queremos para Todos, independentemente de idade, sexo, deficiência, nacionalidade, origem étnica ou raça, língua, religião ou convicções políticas ou ideológicas.

Bem sabendo que a Missão de V. Ex.ªs coincide longamente com a nossa, reiteramos a nossa firme intenção de ficar a V. inteira disposição para tudo aquilo que julgardes conveniente.

Com os meus melhores cumprimentos

Ricardo Topa Valentim
Presidente”

 

    

Atualizado em: 03/04/2023

SUBSCREVER NEWSLETTER

Newsletter subscrito com sucesso Não foi subscrever o Newsletter. Por favor tente mais tarde

Utilizamos cookies no nosso site para lhe proporcionar a melhor experiência. Ao continuar a navegar, está a autorizar a nossa utilização destes cookies. No entanto, se pretender saber mais informações, nomeadamente como alterar as suas definições, consulte a nossa Politica.